Toxina Botulínica Guiada por Ultrassom(Botox)
A toxina botulínica foi popularizada pela área da estética, mas ela é utilizada há várias décadas para o tratamento de patologias neurológicas.
Pode ser indicada para pacientes com espasticidade e distonia, sendo um medicamento adjuvante no processo de reabilitação do indivíduo.
A espasticidade é causada por lesão no sistema nervoso central e leva a um quadro de hipertonia muscular dificultando os movimentos do paciente.
Ela costuma estar presente em quadros de Paralisia Cerebral, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Traumatismo Cranioencefálico, doenças neurodegenerativas e outras.
O tratamento para fins terapêuticos com toxina botulínica é coberto por operadoras de saúde.
A aplicação é intramuscular, podendo ser com sedação ou sem sedação e em ambiente hospitalar ou consultório e guiada por ultrassom ou anatomia palpatória.
Os profissionais capacitados para aplicação de toxina botulínica para tratamento das desordens neuromusculares são fisiatras, ortopedistas, neurologistas e neurocirurgiões.
A indicação dos músculos a serem injetados requer uma avaliação médica minuciosa.
A toxina botulínica ao relaxar os músculos tratados favorece movimentação ativa e/ou passiva, facilita o processo de reabilitação, evita deformidades, facilita uso de órteses, higiene, vestuário e reduz dor.
Agulhamento Seco
O agulhamento seco (ou dry needling) de pontos gatilho é um procedimento invasivo em que uma agulha fina ou agulha de acupuntura é inserida na pele e no músculo, após ter sido identificado por meio de exame físico palpatório a presença de ponto-gatilho. Os pontos-gatilho miofasciais são focos de hipersensibilidade nos músculos e na fáscia, relacionadas a bandas musculares tensas e ocasionam tanto dor local quanto à distância.
O objetivo é a inativação do ponto-gatilho por meio da inserção da agulha associada a movimentos em leque, levando ao alívio da dor. Na maioria das vezes, o paciente não sente a inserção da agulha na pele, mas ao chegar no local do ponto-gatilho pode ter sensação de choque, câimbra e sentir uma contração muscular.
Infiltrações
É a injeção direta de medicamentos, geralmente corticóides, dentro da articulação ou periarticulação, visando reduzir a dor, a inflamação e otimizar a restauração da função e a reabilitação.
O procedimento pode ser guiado por ultrassom.
Viscossuplementação
É a injeção de ácido hialurônico dentro da articulação que apresenta degeneração da cartilagem levando à dor e limitação da amplitude de movimento. Visa melhorar os sintomas relacionados ao desgaste da cartilagem da articulação, melhorando a dor.
É mais uma opção terapêutica associado ao processo de reabilitação, potencializando os seus resultados.
A viscosuplementação é indicada no tratamento da osteoartrite, para a recuperação das propriedades reológicas do líquido sinovial, analgesia, melhora da função e regeneração da cartilagem articular.
Praticamente qualquer articulação osteoartrítica pode ser infiltrada, mas grande maioria dos trabalhos diz respeito aos joelhos. Outras articulações como quadris também apresentam bons resultados.
A viscossuplementação é indicada principalmente para pacientes com osteoartrite de leve a moderada com sintomas limitantes ou que não tenha respondido às medidas conservadoras iniciais.
Como o objetivo principal é que o alívio da dor permita a reabilitação, o momento da indicação da viscossuplementação depende da avaliação pelo médico e pelo paciente de acordo com a intensidade dos sintomas e da capacidade para a prática dos exercícios recomendados.
Dinamometria Manual
É um teste funcional musculoquelético por meio de dinamômetro manual para verificação da força de preensão palmar. A força de preensão tem se mostrado um bom indicativo de capacidade funcional e do estado nutricional do indivíduo. É realizado pelo médico no consultório durante o exame físico.
O aparelho da nossa clínica é o da marca JAMAR, recomendado internacionalmente nas pesquisas.
Análise de Marcha e Equilíbrio
Avaliação da marcha, equilíbrio e teste de caminhada em pacientes adultos por meio de sistema de sensor inercial que analisa movimentos vinculado à software específico com emissão de resultados para dar mais precisão ao processo de reabilitação. Especialmente útil em pacientes idosos ou com patologias neurológicas.