Os pacientes adultos podem buscar atendimento com Fisiatra por uma série de situações:
Patologias Neurológicas
Tais como, sequelas de AVC, Esclerose Múltipla, Ataxias, Distrofias Muscular, Lesão Medular com o objetivo de orientação de seu processo de reabilitação, indicação de órteses e meios auxiliares de marcha, aplicação de toxina botulínica (Botox).
Patologias Musculoesqueléticas
Tais como, cervicalgia, lombalgia, tendinopatias, osteoartrites, contraturas musculares com objetivo de investigação diagnóstica, avaliação ergonômica/laboral, tratamento medicamentoso e não-medicamentoso, orientação para exercícios.
Nessas situações, por vezes é indicado procedimentos de infiltração com corticóide, viscossuplementação com ácido hialurônico, bloqueio de ponto-gatilho muscular.
Dor Crônica
Avaliação global do paciente com entendimento da origem da dor conduzindo para otimização dos resultados da fisioterapia, prescrição de medicamentos, orientação de exercícios.
Demandas do Envelhecimento
O paciente idoso, além de poder apresentar todas as situações citadas acima, apresentam particularidades próprias do processo de envelhecimento.
O Fisiatra pode auxiliar na avaliação das incapacidades físicas que surgiram ao longo do tempo, indicando meios auxiliares de marcha e/ou de locomoção de forma segura, necessidade de calçados específicos, avaliação do risco de queda e do ambiente domiciliar do idoso, tratamento da dor com medidas não-medicamentosas e medicamentosas levando em consideração as comorbidades do paciente, orientação de terapias e dos cuidadores.